quinta-feira, outubro 29, 2009

No latinório anterior encontram-se dois erros (um deles contemplando duas palavras). Alvíssaras a quem for capaz de os descobrir...

6 Comments:

At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acerca do que escreveu no blogue Terras Altas

Pior do que isso, Aires Montenegro, é quando nas editoras, os seus "correctores" ou a equipa de marketing decidem mutilar e rescrever capítulos inteiros de um romance histórico de um escritor que é professor de Literatura e Língua Portuguesa, invocando a douta razão de que "acham melhor assim", sem se aperceberem sequer dos erros gramaticais e históricos que criaram! A arrogância destes novos executivos e administrativos, mal educados em todos os sentidos, que se sentem com algum poder (neste caso o de publicar ou não um livro) só tem paralelo com a sua ignorância e espantam-se quando o autor lhes bate com a porta e entrega a sua obra a outrem.

Quanto à reacção contra Saramago é cíclica. O que me diverte é a hipocrisia da Igreja. Em 2003 escrevi 2 livros de contos, transformando as histórias do Antigo Testamento em crónicas realistas da Antiguidade e denunciei a brutalidade do livro dito sagrado, em termos idênticos aos de Saramago. Como, então, era pouco conhecida, ninguém se incomodou. Claro que um Nobel leva a crítica ao mundo global e isso é perigosíssimo. Portanto, levante-se a censura!
Deana Barroqueiro

 
At 10:04 da tarde, Blogger zef said...

E bem o sejas, ó Aires Montenegro de fama que de Armamar chegou ao Vale do Sousa!
Jam reposita est tibi corona gloriae.
Fac ut valeas et bene tibi omnia prospere eveniant. Tibi, tuae filiae, genero quoque. Amen!

Olha, o outro latinório podia ser assim:
Annuntio vobis laetitiam magnam...

Um abraço para vós.

 
At 2:46 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Para anónimo:
Como compreendo tão bem essa, vou chamar-lhe, revolta!
Quanto ao Saramago, penso que o problema não está na bíblia nem nos seus romances, mas no que rodeia os comentários sobre eles...e na estupidez de muita gente - então aquele, sei lá quem é, que, no Parlamento europeu, queria que Saramago deixasse a nacionalidade portuguesa! Mas penso que a questão, hoje , das editoras, é vender, vender... e isso é lixado!
Já agora, gostava de conhecer os dois livros de contos. Espero notícias.

 
At 2:50 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Zef: Quem sabe, sabe! Só me ocorrem as palavras de Nero, antes de se suicidar: "qualis artifex pereo!" (em Suetónio - "Vida de Nero").

 
At 2:34 da manhã, Blogger DEANA BARROQUEIRO said...

Aires Montenegro
Hoje estive numa sessão da Sociedade Portuguesa de Autores, onde os editores fizeram um balanço sobre o ano de 2009 e parece que a aposta nesses livros que vendem muito não é a mais inteligente e começa a perder a força. Agora já falam em nichos de qualidade e em livrarias especializadas. Parece que com a crise lançaram menos livros (portanto menos lixo) mas não sofreram perda nos lucros. Engraçado, não acha? É a prova de que a quantidade não é o mais importante.
Em relçação aos meu Contos Eróticos do Velho Testamento e aos Novos Contos..., encontram-se ainda nas Fnac e Bertrand ou na Livraria Rodrigues (que pertence à Livros Horizonte), e também on-line. Agora, como já sou mais conhecida, estão a aparecer de novo.
Andei por fora, por causa da promoção do meu livro, só hoje vi que me tinha respondido, daí a demora.
Saudações amistosas
Deana Barroqueiro

 
At 5:34 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Vou procurar, e, claro ler. Também editei 3 livos, com que dificuldade!, vou editar mais um dentro en breve, tenho para aí gavetas cheias... Oxalá a perspectiva editorial se altere. porque sem publicar sinto que não se faz a evolução tão bem... ou fará?

 

Enviar um comentário

<< Home