quarta-feira, outubro 21, 2009

E assim vai a vida...
Assisti, em Penafiel, ao lançamento do "Caim", do Saramago. Aplaudi o "manual de maus costumes", como ele chamou à Bíblia, embora sem esquecer que ele também esqueceu a parte que constitui o Manual de bons costume, que também ali reside. Mas ao que eu verdadeiramente assisti foi à melhor sessão de marketing a que alguma vez assistira! E essa é que é essa!!!

5 Comments:

At 11:05 da tarde, Blogger zef said...

Boa noite, Aires.
Não estava aí, mas acompanhei(pareceu-me ver-te as barbas numa fografia...). Embora me pareça que Saramago estava zangado a olhar a Bíblia pelo buraco da fechadura e que, lá para ele, saiba lê-la doutra maneira, conseguiu pôr a discutir a ideia de a violência ser ou não constituinte de textos fundadores de religiosidades.
Quanto a ser sessão de marketing…com franqueza e sem ingenuidade, olha que não, olha que não…
Parece-me.
Um abraço

 
At 10:42 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Continuo a pensar ter assistido a uma bela sessão de marketing. Ponto.
Os romances do Saramago são uma coisa, a discussão de ideias em seu redor, é outra. Discutir a visão que ele tem da Bíblia, não me interessa minimamente, como não me interessam outras discussões afins. E olha que eu também não acredito em Deus! Interessa-me, sim, a boa escrita, mas essa anda tão arredia!!! Dizia-me um editor que o que interessa em 1.º lugar é promover a imagem, vender (obviamente que Saramago não precisa disso - daí o meu espanto)mas a mim interessa-me a boa escrita. E tenho-me deliciado com a releitura de Machado de Assis.
Para terminar: as sessões em redor do Saramago pouco têm a ver com a literatura que ele faz... e é só essa que me interessa.
Um abração...

 
At 2:10 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Para reforçar a minha ideia de "sessão de marketing", acrescento o que Saramago disse em Lisboa, se se faz publicidade a outros produtos por que não a livros? Ora aqui é que está! Para mim livros não é a mesma coisa que Colgate e dentíficos adjacentes...
Outro abração.

 
At 2:17 da tarde, Blogger rendadebilros said...

Eu tenho ainda outra ideia, talvez rocambolesca: Saramago não é filho de doutores nem engeneheiros , não sendo ele também nem doutor nem engenheiro ( salvo os honoris causa) , é filho da terra, de gente da terraanónima, daí ter sido um atrevimento para este filho de ninguém ter-se alcandorado aonde chegou e , para mais, Nobel da Literatura, quando tantos outros o cobiçavam... ( eu disse que era rocambolesca... a minha ideia !!!)
Saramago também disse em tempos numa entrevista que um livro só é livro, quando alguém o lê. Eu fico-me com esta que é mais bonita...
Um abraço.

 
At 2:30 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Cara Renda: eu disse que só me interessava, em Saramago, a literatura que ele faz. A leitura que fazemos e com que completamos o livro não tem nada a ver com as outras polémicas... e já agora: com as origens do autor!

 

Enviar um comentário

<< Home