domingo, maio 31, 2009

Estive, claro, apesar de aposentado, ontem na manif de profs, em Lisboa. À vinda, surgiu-me esta reflexão:
Está a nascer agora nas escolas, com as tomadas de posse dos novos directores, uma coisa nunca antes vista em Portugal: lautos jantares de festa, convidados de honra: aquilo que eu chamo a "entronização". É uma forma de institucionalizar uma "coisa" mais ou menos híbrida (se aquilo é eleição democrática, vou ali e já venho!. Mas o mais espantoso é que "eles" gostam e têm sempre ao redor uma "corte" que adora (e os adora!), parece que quase todos acham isto não só normal, como bom. Espanto-me! Mas, já que se trata de entronização, eu sugeria um acrescento: porque não também os directores adoptarem um nome, posteriormente seguido I, II, etc... como os Papas? Sugeria a alguns, que bem conheço, começassem por ALEXANDRE I , o nome adoptado pelo pai Bórgia, e a outros, também meus conhecidos, que principiassem por INOCÊNCIO I. Tínhamos completa a festa de arromba!
E viva o velho!

6 Comments:

At 6:26 da tarde, Blogger rendadebilros said...

POr isso acabou por ser uma festa... e estavam bonitos os jacarandás...
O PM estava irritadíssimo... os futuros eventuais que tais directores podiam ler o artigo de José Gil... de ontem no Público, mas não lêem jornais... andam muito ocupados com a corte... mas a corte tanto apoia este como aquele, algumas pessoas são volúveis...
Abraço.

 
At 6:07 da tarde, Blogger zef said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:10 da tarde, Blogger zef said...

Tive pena de não ter podido ir.

Mais alguns nomes para tais directorias:
-Carolus Breuis
-Margarita Parua

Que tal?
Um abraço

 
At 4:16 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Boas escolhas, mas a festa continua! Não é que agora me dizem: não estou nas tuas condições, eu continuo na escola. eu...eu... Mas que raio, não é nenhum crime ir a festas dessas, ou não ir! Em verdade te digo: com mestres destes não vamos longe. Só não repito o "em verdade".
Um abraço.

 
At 8:32 da tarde, Anonymous cap said...

Em verdade, te digo eu: fui. E vi por lá muitos - dos que sabes. Fui, porque estava lá àquela hora e porque, como tu, estou de saída. Isso deixa-me livre de conotações... ou não?

Quanto à adopção dos nomes, essa é uma ideia brilhante. Não tarda, teremos a galeria das fotos. :)

Abraço.

 
At 10:42 da tarde, Blogger Aires Montenegro said...

Estás de saída? Para onde? Que viste "lá" muitos... acredito, mas é óbvio que estás livre de conotações, como tantos outros. Mas que há uma corte a ganhar forma, ai isso há, vê-se a léguas... não achas? Então quando estamos de fora...

 

Enviar um comentário

<< Home